Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Fórum de Democracia Europa-Brasil aborda crise democrática e populismo


Iniciativa da Embaixada da Alemanha reúne pesquisadores dia 22 de agosto, na Escola Judicial de Pernambuco, e tem inscrição gratuita

Professor de Teoria Política Contemporânea da Universidade de Bonn (Alemanha), Christoph Horn participa do Fórum de Democracia Europa-Brasil com a palestra Sobre a Crise da Democracia em Tempos de Populismo. O evento é uma iniciativa da Embaixada da Alemanha e chega à capital pernambucana, no dia 22 de agosto (quinta-feira), das 14h às 18h, em parceria com o Consulado Geral da Alemanha em Recife e a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). As inscrições são gratuitas e feitas pela internet, com links diferentes para o público em geral e para os magistrados e servidores ligados à Esmape (aba de "capacitação").

Haverá tradução simultânea e momentos para perguntas e respostas ao final de cada bloco da programação. Após a palestra, o professor Christoph Horn participa de debate com os professores Marcelo Labanca C. de Araújo (PPGD Unicap) e André Vicente Pires de Rosa (PPGD UFPE).

A segunda parte do encontro corresponde ao painel Populismo, Poder Judiciário e Direitos Fundamentais, que conta com a participação dos professores Glauco Salomão Leite (PPGD Unicap), João Paulo Allain Teixeira (PPGD UFPE/Unicap) e Maria Lúcia Barbosa (PPGD UFPE). Ao final, haverá outro debate com o Christoph Horn.

 
 

FÓRUM DE DEMOCRACIA EUROPA-BRASIL

A CRISE DA DEMOCRACIA EM TEMPOS DE POPULISMO

 

Local: Auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) - Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n, Ilha Joana Bezerra.
 
Informações: Consulado Geral da Alemanha em Recife - wi-10@reci.diplo.de ou (81) 3463-5359.
 
 

PROGRAMAÇÃO

 

 
13h - Cadastramento
 
14h - Boas-vindas
 
14h10 - Palestra Sobre a Crise da Democracia em Tempos de Populismo / Prof. Dr. Christoph Horn, professor de Teoria Política Contemporânea da Universidade de Bonn (Alemanha)
 
14h55 - Debate* e Q&A.
 
* Participam o Prof. Dr. André Vicente Pires de Rosa, Juiz de Direito do Estado de Pernambuco e Professor de Direito Constitucional da UFPE; e o Prof. Dr. Marcelo Labanca C. de Araújo, professor de Direito Constitucional e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito Unicap.- 
 
16h -  Coffee-break
 
16h20 - Painel Populismo, Poder Judiciário e Direitos Fundamentais / Prof. Dr. Glauco Salomão Leite, professor de Direito Constitucional do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unicap; Prof. Dr. João Paulo Allain Teixeira, professor de Direito Constitucional dos Programas de Pós-Graduação em Direito da UFPE e da Unicap; e a Profa. Dra. Maria Lucia Barbosa, Professora de Direito Constitucional do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPE.
 
17h20 - Debate e Q&A
 
17h50 - Considerações finais