Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Ensemble Vocal Cantamus apresenta Bach na Basílica da Penha


Concerto Tributo Bachiano: J. S. Bach - da aflição ao júbilo está marcado para o dia 18 de agosto, um domingo

O grupo Ensemble Vocal Cantamus apresenta o concerto Tributo Bachiano: J. S. Bach - da aflição ao júbilo no dia 18 de agosto, às 16h, na Basílica Nossa Senhora da Penha (Bairro de São José). A entrada é gratuita, mas o público pode fazer uma contribuição ao final.
 
Compõem o programa do fim de tarde musical as obras Suíte Orquestral Nº 2 - BWV 1067 (extratos); Lass, Fürstin - BWV 198 (1); Herr, unser Herrscher - BWV 245 (1) e Der Himmel Iacht - BWV 31 (1,2). O Ensemble Vocal Cantamus será regido pelo compositor e organista Gilson Celerino, que também é professor do Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA). 
 
"A expressão musical desse grande mestre é indubitalvelmente o ápice da música do período barroco. E nós preparamos para os nossos ilustres seguidores um programa no qual apresentaremos os coros de abertura de algumas obras de grande envergadura da pena do velho Bach, como é o caso do dramático Herr, unser Herrscher, da Paixão Segundo São João", afirmam os artistas.
 
Para mais informações, confira a página do evento

 

ENSEMBLE VOCAL CANTAMUS

 

O Ensemble Vocal Cantamus é um coro de câmara pernambucano que tem atuado especialmente na música sacra. O grupo tem como diretor artístico o regente, compositor e organista Gílson Celerino. Seus integrantes são as sopranos Juliana Cumaru, Katarina Meneses, Milena de Cássia, Natália do Vale e Sarah Moura; os contraltos Evani Barbosa, Geni Katz, Paulo Carvalho (contratenor) e Rhayane Monteiro; os tenores Alexandre Pimentel, Bruno José e Alesson Queiroz e os baixos Caio de Marias, Fernando Almeida, Marcus Venícius, Riva Gervásio e Wanderson Freitas.
 
 

J.S. BACH

 

O músico e compositor Johann Sebastian Bach (1685-1750) nasceu em Eisenach, na região da Turíngia, e faleceu em Leipzig. Logo cedo demonstrou talento para a música e em vida foi reconhecimento especialmente por sua habilidade com o órgão e o cravo. Bach é um grande nome da música barroca e, entre suas peças mais conhecidas, estão os Concertos de Brandenburgo e a Paixão Segundo São Mateus.