Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Hartmut Rosa disserta sobre transformação das estruturas temporais na modernidade


Livro do sociólogo alemão está entre as novas aquisições da biblioteca do CCBA

 

Com os avanços tecnológicos, as pessoas podem gastar menos tempo realizando algumas tarefas hoje do que levariam no passado. No entanto, muitas delas sentem que a vida está passando cada vez mais rápido, sofrem com o stress e queixam-se da falta de tempo. Este paradoxo do mundo moderno é o tema do livro Aceleração - A transformação das estruturas temporais no mundo moderno (2019, 1ª edição, 681 p.), escrito pelo sociólogo alemão Hartmut Rosa. 
 
A obra é uma das novas aquisições da biblioteca do Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA). A publicação chega ao Brasil pela Editora Unesp, com tradução de Rafael H. Silveira. 
 
 

Hartmut Rosa

 

O sociólogo alemão Hartmut Rosa participou do ciclo de palestras Modernizações Ambivalentes, promovido em 2014 pelo CCBA (confira as entrevistas dadas pelo pesquisador na época clicando aqui). Professor de Sociologia Geral e Teórica na Universidade Friedrich Schiller de Jena, e diretor da Faculdade Max-Weber-Kollegs em Erfurt, ele investiga processos contemporâneos de alienção.
 
Hartmut Rosa também é autor de Weltbeziehungen im Zeitalter der Beschleunigung (2012), Beschleunigung und Entfremdung — Entwurf einer kritischen Theorie spätmoderner Zeitlichkeit (2013, publicado originalmente em 2010, sob o título Alienation and Acceleration. Towards a Critical Theory of Late-Modern Temporality) e Resonanz - Eine Soziologie der Weltbeziehung (2016).