Receita de torta da Turíngia pode ajudar a aprender sobre Das Passiv | CCBA

Notícias :: Línguas

Home > Notícias > Línguas

Receita de torta da Turíngia pode ajudar a aprender sobre Das Passiv


Encontrar aplicações cotidianas para o que é dito em sala de aula quando estudamos uma nova língua é ótimo para fixar o conteúdo. Se experiências gastronômicas estiverem envolvidas no processo, tudo pode ficar ainda mais prazeroso.

Pensando nisso, a dica do CCBA nesta quinta-feira (1/8) é um tutorial da DW pensado para alunos dos níveis B1 e B2 sobre o uso da voz passiva em alemão (Das Passiv). Ela é utilizada quando alguém ou algo sofre a ação, sem que necessariamente se saiba quem é o agente. Na voz ativa, temos alguém/algo que faz a ação recebida pela outra parte.

 

DAS PASSIV

 

A voz passiva pode ser utilizada para descrever o preparo de um prato: "Primeiro, as cebolas são cortadas e, em seguida, a massa é sovada". No material disponibilizado pela DW, os personagens Eric e Nicole preparam uma torta de cebola característica da Turíngia (aqui).

Nesta região central da Alemanha fica a cidade de Weimar, onde ocorre a tradicional Feira da Cebola. Ainda na seara gastronômica, a Thüringer Rostbratwurst, linguiça produzida na região, é bastante apreciada. O registro mais antigo do produto é um recibo do ano de 1404. Você pode aprender mais sobre a história e cultura da Turíngia clicando aqui.

Depois de tudo, que tal continuar seus estudos traduzindo para o alemão uma receita brasileira usando a voz passiva?