WINTERKURS (Curso de Inverno) - Bolsas para estudar alemão e conhecer a cultura na Alemanha | CCBA

Notícias :: Intercâmbio

Home > Notícias > Intercâmbio

WINTERKURS (Curso de Inverno) - Bolsas para estudar alemão e conhecer a cultura na Alemanha


Estão abertas as inscrições para o programa anual de bolsas ¨Winterkurs¨ (Curso de Inverno) que oferece pelo menos 120 bolsas (!) a estudantes universitários brasileiros. Trata-se de um programa oficial de intercâmbio acadêmico do DAAD em cooperação com universidades em oito cidades alemãs. Prepare-se para o processo de seleção que encerra no dia 15 de agosto de 2019.

O Hochschulwinterkurs - Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs dirige-se a estudantes universitários brasileiros com interesse em aprofundar seus conhecimentos do idioma alemão. Os selecionados farão um curso com duração de seis semanas, numa universidade na Alemanha, com aulas do idioma e sobre a cultura do país. O programa será realizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2020.

Teste OnSet

Como parceiro institucional do DAAD, o CCBA – Centro Cultural Brasil – Alemanha em Recife informa sobre este programa de bolsas assim como oferece o teste do OnSET necessário para comprovar o nível B1 de conhecimento da língua alemã que é um dos requisitos para concorrer a uma bolsa.

Os testes do OnSET acontecem na sexta-feira, 9 de agosto e no sábado, 10 de agosto de 2019 no CCBA. O resultado da prova é disponibilizado no mesmo dia, logo após a prova. Interessados na prova podem solicitar a sua vaga através de um formulário. Para quem precisa reforçar os seus conhecimentos da língua alemã antes indicamos ainda os cursos intensivos de alemão que acontecem no CCBA neste mês de julho.

Requisitos

Os demais requisitos para participar da seleção são estar matriculado em uma Instituição de Ensino Superior no Brasil como estudante de graduação, mestrado stricto sensu ou doutorado, com coeficiente de rendimento (CR) acadêmico igual ou superior a 8,0 ou grau equivalente (no caso de cursos na área de Engenharia, CR igual ou superior a 7,5 ou grau equivalente).

Os candidatos não poderão estar formados antes de março de 2020 e os alunos de graduação devem ter concluído pelo menos quatro semestres do curso universitário até o final de dezembro de 2019, ou seja, até o início do programa na Alemanha.

Cidades e universidades alemãs

O Winterkurs é promovido em cooperação com as seguintes universidades alemãs nas cidades de:

• Aachen: Fachhochschule Aachen

• Berlin: Technische Hochschule Wildau in Kooperation mit IIK berlinID

• Düsseldorf: Hochschule Düsseldorf in Kooperation mit IIK Düsseldorf

• Freiburg: Universität Freiburg - Sprachlehrinstitut

• Kassel: Felsberger Institut - Institut für Sprachen

• Köln: Universität zu Köln

• Leipzig: interDaF e. V. am Herder-Institut der Universität Leipzig

• Marburg: Philipps Universität Marburg
 

Além de seguro-saúde, os selecionados receberão uma bolsa no valor de 1.875 euros e auxílio para passagem aérea de 1.575 euros.

A principal mudança na seleção deste ano é que não é mais necessário enviar uma carta de recomendação por correio. Esse documento deixou de ser exigido pelo DAAD para a candidatura ao Winterkurs.

Informações

Informações completas sobre o programa do Winterkurs você encontra neste informativo do DAAD .