Bolsa Georg Marcgrave já tem primeiro contemplado para pesquisa na Alemanha | CCBA

Notícias :: Intercâmbio

Home > Notícias > Intercâmbio

Bolsa Georg Marcgrave já tem primeiro contemplado para pesquisa na Alemanha


David Beltrão Simons Tavares de Albuquerque fará uma viagem de estudos para Leipzig e a Região da Saxônia e Saxônia-Anhalt) entre setembro e outubro de 2019. A Bolsa Georg Marcgrave – Diálogos Internacionais em Políticas e Projetos Ambientais foi instituída pelo Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) em 2018.

Doutorando em Ciências Políticas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), David Beltrão Simons Tavares de Albuquerque terá oportunidade de visitar universidades, instituições de pesquisa, ONGs e outros agentes públicos e da sociedade civil que desenvolvem projetos na área ambiental.
 
Para organizar esta agenda, o pesquisador contará com o apoio do CCBA. A Bolsa Georg Marcgrave também inclui passagem área, seguro saúde, hospedagem em Leipzig e apoio de R$ 2,5 mil para alimentação e transportes locais.
 
Com as informações reunidas nas visitas e entrevistas, o brasileiro terá a possiblidade de fazer um levantamento crítico de políticas, ações e projetos ambientais na região da Saxônia (Estados da Saxônia e de Saxônia Anhalt).
 
"Esperamos já ansiosos o relato da visita de pesquisa que David fará no CCBA após a sua volta", afirma o diretor do CCBA, Christoph Ostendorf, citando o debate que ocorrerá no centro cultural.        
 
 

BOLSA GEORG MARCGRAVE

 

A Saxônia é a terra em que nasceu o naturalista Georg Marcgrave (1610, Liebstadt – 1644, Angola) e onde ele iniciou sua vida acadêmica. No século 17, o pesquisador fez registros da fauna e flora brasileiras, mapeamentos do litoral do Nordeste e também observações astronômicas e meteorológicas sistemáticas em Pernambuco.
 
Por considerar que a implementação de políticas e projetos socioambientais que contribuem para a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável constitui hoje um dos maiores desafios globais, o CCBA instituiu em 2018 a Bolsa Georg Marcgrave - Diálogos Internacionais em Políticas e Projetos Socioambientais.
 
O objetivo do programa é estimular diálogos e cooperações entre atores públicos e da sociedade civil a partir do protagonismo estudantil. Para concorrer, era preciso ter nacionalidade brasileira e residir em Pernambuco, entre outros requisitos (confira os detalhes no edital).