Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Conheça alguns espaços de arte do circuito alternativo de Berlim


Cidade alemã é reconhecida mundialmente por sua vida cultural intensa

Junto aos museus, galerias, teatros e cinemas do circuito que as pessoas costumam conhecer ao visitar a Alemanha, os amantes das artes também encontram espaços com perfis diversos espalhados por Berlim.
 
A revista Humboldt, do Goethe Institut, apresenta alguns destes locais com o texto Arte Não Comercial, que é a nossa dica de leitura do dia. Nele, a jornalista Romy König fala especificamente sobre o District Berlin e o Spektrum.
 
 
 
Registro de uma das ações já realizadas no District Berlin. Foto: Reprodução
 

District Berlin

 

O primeiro deles funciona desde 2010 em uma antiga fábrica de malte entre os bairros Tempelhof e Schöneberg. Ele tem uma programação formada por exposições, performances e workshops.
 
A curadora do District Berlin, Suza Husse, contou para Romy König que os artistas com os quais o centro cultural trabalha abordam em suas obras questões relacionadas à cidade alemã, “com seus conflitos, seus imaginários sociais e seus fantasmas". "E (isso) com a questão: 'Como queremos viver nesta cidade?'”, afirma. 
 

Spektrum

 

Outro espaço cultural berlinense citado pela jornalista Romy König é o Spektrum, localizado entre os bairros Neukölln e Kreuzberg, a poucos quilômetros de distância do Berlin District. Apresentações musicais, performances e exibições de filmes são promovidos no local. "Não entendemos este lugar com um espaço de eventos, mas sim como um laboratório criativo, para o qual qualquer pessoa pode contribuir”, contaram os fundadores para a repórter.
 
Leia o texto completo no site da revista Humboldt (tradução de Soraia Vilela).