Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Diversidade etnolinguística dos povos indígenas motiva encontro no CCBA


Como parte da programação da mostra Curt Nimuendajú – Reconhecimentos, o Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) promove, na terça-feira (7/5), o conjunto de palestras Indígenas em Pernambuco e a Diversidade Etnolinguística no Brasil. No encontro, que começa às 17h e é aberto ao público, serão apresentadas a Plataforma Digital Interativa da Diversidade Linguística no Brasil e a nova edição do Mapa etno-Histórico do Brasil e Regiões Adjacentes.

 
Uma ampliação desta versão do mapa pode ser vista na exposição Curt Nimuendajú - Reconhecimentos
 
 
A plataforma e a publicação foram lançadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As iniciativas fazem parte das ações de reconhecimento da diversidade linguística brasileira enquanto referência cultural, conforme disposto no Decreto nº 7.387 / 2010.
 
O diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan (DF), Hermano Queiroz, o antropólogo da Divisão Técnica de Diversidade Linguística do Iphan, Marcus Vinícius Carvalho Garcia, e a superintendente do Iphan e Pernambuco, Renata Duarte Borba, conduzem esta parte do evento. As primeiras 40 pessoas que chegarem ao evento vão receber um exemplar do livro com o mapa elaborado pelo antropólogo brasileiro de origem alemã Curt Nimuendajú. 
 
Também foram convidados representantes dos Fulni-ô e dos Xukuru, professores especializados em educação indígena e os antropólogos Peter Schröder (UFPE) e Vânia Fialho (UFPE). 
 
Abaixo, confira a programação da noite de terça-feira (7/5). No site da exposição Curt Nimuendajú – Reconhecimentos há mais informações sobre Mapa etnohistórico e as outras atividades já realizadas). 
 
 

PROGRAMAÇÃO

 
 
Terça-feira (7/5)  
 
17h às 19h30
 
Curt Unckel / Nimuendajú – aproximações biográficas
Peter Schröder (PPGA/DAM/UFPE)
 
Pernambuco - Presença Indígena, Conflitos Socioambientais e Ações Coletivas
Vânia Fialho (UPE + PPGA/UFPE)
 
O Mapa Etno-Histórico elaborado por Curt Nimuendajú e a Plataforma Digital Interativa da Diversidade Linguística no Brasil
Marcus Vinícius Carvalho Garcia (Iphan)
 
Intervalo
 
20h às 21h30 
 
Mesa redonda com representantes dos povos indígenas
 
Confraternização
 
 

ENDEREÇO

 
Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) - Rua do Sossego, 364, Boa Vista, Recife. Há um estacionamento a cerca de 100m do CCBA, na Faculdade Esuda.