CCBA institui ¨Bolsa Georg Marcgrave - Diálogos Internacionais em Políticas e Projetos Ambientais¨ | CCBA

Notícias :: Intercâmbio

Home > Notícias > Intercâmbio

CCBA institui ¨Bolsa Georg Marcgrave - Diálogos Internacionais em Políticas e Projetos Ambientais¨


Inscrições prorrogadas até 15 de maio de 2019.

http://www.ccba.org.br/public/upload/noticias/images/ARTE_Bolsa-Georg-Marcgrave(1).jpg

 

Bolsa Georg Marcgrave

Diálogos Internacionais em Políticas e Projetos Socioambientais*

 

A implementação de políticas e projetos socioambientais que contribuem para a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável constitui hoje um dos maiores desafios globais.

O naturalista alemão Georg Marcgrave (1610, Liebstadt – 1644, Angola) registrou no século XVII a fauna e flora brasileira, mapeou o litoral do Nordeste, realizou observações astronômicas e meteorológicas sistemáticas em Pernambuco e contribuiu decisivamente para a comunicação entre o Novo e Velho Mundos na área ambiental.

Tomando as expedições e atividades de Georg Marcgrave no Nordeste brasileiro como ponto de partida o CCBA – Centro Cultural Brasil – Alemanha instituiu a ¨Bolsa Georg Marcgrave para Diálogos Internacionais em Políticas e Projetos Socioambientais¨ visando agora um projeto inverso que levará um(a) estudante de Pernambuco à Região da Saxônia (Estados da Saxônia e de Saxônia Anhalt), região onde Marcgrave nasceu e iniciou a sua formação acadêmica.

Durante uma estadia de três semanas em Leipzig o/a bolsista terá a possibilidade de conhecer as principais universidades e instituições de pesquisa nos estados da Saxônia e Saxônia-Anhalt e seus projetos de pesquisa na área ambiental assim como terá oportunidades para dialogar com diversos atores públicas e da sociedade civil a respeito de desafios, projetos e políticas ambientais na Região. O CCBA organizará junto com os seus parceiros na Saxônia e Saxônia-Anhalt e o/a bolsista uma agenda básica para visitas e estabelecerá os contatos necessários.

Ao retornar da viagem o/a bolsista fará no CCBA uma apresentação das suas investigações e experiências na Região da Saxônia seguida de um debate.

 


 

SERVIÇO

Bolsa Georg Marcgrave

Diálogos Internacionais em Políticas e Projetos Socioambientais

 

Promoção da bolsa:

CCBA – Centro Cultural Brasil – Alemanha
Rua do Sossego, 364 – Boa Vista
50.050 – 080 Recife – PE

 

Objetivos:

Estimular diálogos e cooperações entre atores públicos e da sociedade civil na área ambiental no estado de Pernambuco/Brasil e na região da Saxonia/Alemanha a partir do protagonismo estudantil.

 

Período da bolsa:

17 de setembro a 08 de outubro de 2019      

 

Local:

Leipzig e a Região da Saxônia (Estados da Saxônia e Saxônia-Anhalt) 

 

Benefícios:

· Passagem aérea;

· Seguro de saúde;

· Hospedagem em Leipzig;

· Apoio de R$ 2.500,00 para alimentação e transportes locais;

· Orientação e apoio do CCBA na organização da programação de visitas a universidades, instituições de pesquisa e projetos e para fazer contatos com atores públicos e da sociedade civil na área ambiental na Saxônia.

 

Requisitos:

· Nacionalidade brasileira e residência no Estado de Pernambuco;

· Ser estudante universitário de pós-graduação ou do último ano de graduação em cursos relacionados com questões socioambientais (Biologia, Geografia, Agronomia, Engenharia Ambiental, Sociologia, Gestão Ambiental, Ciência Política, Comunicação, Jornalismo, Desenvolvimento Urbano, etc.) em uma instituição de ensino superior em Pernambuco;

· Possuir excelentes conhecimentos de inglês (Toefl acima de 100 pontos ou OnSET English nível B2**) e conhecimentos básicos de alemão (nível A2 no teste OnSET-Deutsch) ou possuir conhecimentos suficientes de alemão (nível B2 no teste OnSET-Deutsch);

· Demonstração da preocupação do/a candidato/a com problemas e políticas socioambientais na área acadêmica e/ou através de ações, projetos ou experiências extracurriculares.

 

Documentação:

· Curriculum;

· Histórico escolar da graduação e pós-graduação;

· Comprovante de matrícula;

· Carta de Motivação (300 a 500 palavras) em que o/a candidato/a explica o seu interesse na bolsa e discursa brevemente sobre os maiores desafios ambientais na Alemanha e no Brasil apontando estratégias de superação e perspectivas para cooperações entre os dois países na área ambiental.

 

Inscrições:

até 15/05/2019

Envio da documentação em PDF por e-mail para

christoph@ccba.org.br

 

Resultados:

o resultado da seleção será publicado no dia 30 de maio no site do CCBA: www.ccba.org.br


* Não podem participar da seleção funcionários do CCBA e seus parentes.

** Os testes OnSET-Deutsch e OnSET-English são oferecidos mensalmente no CCBA, mais informações: christoph@ccba.org.br