Programas de Cooperação científica Brasil & Alemanha | CCBA

Notícias :: Intercâmbio

Home > Notícias > Intercâmbio

Programas de Cooperação científica Brasil & Alemanha


Inscrições abertas para bolsas de doutorado em todas as áreas de conhecimento e mais 30 novos projetos PROBRAL

 
O Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha de CAPES/DAAD 2018/2019 oferece bolsas em três modalidades, sendo a) Doutorado Pleno (na Alemanha) b) Doutorado Sanduiche (no Brasil e na Alemanha) e c) Doutorado com Cotutela (com orientação acadêmica binacional).
 
Interessados têm até 20 de julho de 2018 para se inscrever no programa. No dia 20 de junho o DAAD Brasil realizará um seminário online (webinar) sobre o programa de doutorado.
 
Se for preciso comprovar algum nível de conhecimento da língua alemã para concorrer à bolsa o CCBA – Centro Cultural Brasil – Alemanha no Recife oferece em junho e julho provas oficiais de proficiência OnSET Deutsch e cursos intensivos e superintensivos de alemão para iniciantes com possibilidade de cursar 01 ou 02 semestres em 02, 03 ou 04 semanas.
 
Todos os detalhes do programa e os editais você encontra no site do DAAD Brasil:
https://www.daad.org.br/pt/2018/06/06/chamada-aberta-bolsas-de-doutorado-na-alemanha-2/
 

PROBRAL: Pesquisa científica em conjunto

 

As agências Capes e DAAD abriram as inscrições para o projeto PROBRAL que abrange 30 novos projetos em qualquer área de conhecimento.
 
O programa apoia projetos conjuntos desenvolvidos por grupos dos dois países vinculados a instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sendo pelo menos uma no Brasil e uma na Alemanha. O Probral prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e aquisição de material para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha. As inscrições devem ser feitas até 18 de junho de 2018.
 
Informações completas e o edital do programa PROBRAL:
https://www.daad.org.br/pt/2018/05/03/lancado-o-edital-probral-de-fomento-a-projetos-de-pesquisa-conjuntos/