Au pair – intercâmbio de baixo custo | CCBA

Notícias :: Intercâmbio

Home > Notícias > Intercâmbio

Au pair – intercâmbio de baixo custo


Sonha em fazer intercâmbio na Alemanha, mas está preocupado com o gasto financeiro necessário para realizar essa experiência? Conheça o programa au pair, uma maneira de viver a cultura e aprender o idioma local de uma forma muito mais em conta.

 

Au pair é uma forma de intercâmbio em que jovens estrangeiros ficam alojados com uma família local enquanto, em troca, oferecem cuidados para as crianças do lar e ajuda em algumas atividades domésticas, sendo considerados integrantes da família. Para ser au pair na Alemanha, o candidato deve ter entre 18 e 26 anos e comprovar que fala o básico do idioma alemão (nível A1). O jovem é recebido pela família durante um período de 6 a 12 meses e, além da moradia, ganha uma ajuda para custear um curso de língua. Além disso, tem direito a uma mesada, pelo menos um dia de folga e dois dias úteis de férias todo mês, mas deve custear visto e passagens.

O au pair estará em contato direto com a língua alemã, em situações como dialogar com as crianças e entender suas necessidades e situações cotidianas, atender ligações, anotar recados e pedir informações na rua. Para realizar responsabilidades e demandas, além de conhecer seus direitos, o domínio consistente do idioma é fundamental para um au pair. Essa é uma oportunidade ideal para quem quer conhecer o país e estudar alemão com a garantia de um trabalho remunerado, aprendendo também os costumes do lugar com a vivência cotidiana. Essa é a vantagem do au pair: você pode viajar e aprender a língua recebendo uma remuneração durante o período do intercâmbio, tornando-o muito mais em conta.

Todos os candidatos precisam de uma comprovação dos conhecimentos da língua alemã. Os interessados podem comprovar sua proficiência no idioma através de testes oficiais Start Deutsch (A1) ou OnSET (A2), ambos oferecidos no CCBA.

Para Christoph Ostendorf, diretor do CCBA, o nível atualmente exigido para a inscrição ainda é baixo para atender às necessidades citadas acima. “O CCBA recomenda que o jovem vá além do nível A1 e busque estudar até o A2, para se sentir mais seguro na comunicação”, afirma. Para alcançar o nível A1, exigido para se inscrever no programa, basta cursar dois estágios (A1.1 e A1.2), que correspondem a 90 horas aula. Em regime ¨superintensivo¨ esses dois cursos podem ser realizadas no CCBA neste mês de julho. As vagas são limitadas por isso recomenda-se a inscrição com antecedência. Veja aqui a atual programação dos cursos regulares, intensivos e super intensivos oferecidos pelo CCBA.

Para ter acesso a mais informações oficiais sobre o visto para atuar como au pair na Alemanha, confira os sites abaixo:.

Embaixada da Alemanha no Brasil

https://brasil.diplo.de/br-pt/servicos/visto/aupair/1031450

Agências de au pair certificadas pelo Ministério de Trabalho da Alemanha

Para a sua experiência ser ainda melhor e mais segura, o CCBA listou organizações que certificam agências de au pair, que por sua vez cuidam dos trâmites legais da viagem. É possível conferir abaixo quais são essas organizações e também uma lista de agências com cada tipo de certificado oferecido por essas organizações, possibilitando uma boa escolha aos interessados:

• Au-pair Society e. V

Gütegemeinschaft Au pair e. V.

• Verein für Internationale Jugendarbeit e. V.

• IN VIA

International Au Pair Association (IAPA)

• European Committee for Au Pair Standards (ECAPS):