Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Brecht no Brasil: panorama de sua recepção


Na quarta-feira (11/04), às 19h30 o CCBA sedia uma palestra sobre a obra do dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht, um dos mais destacados autores do mundo. A palestara será conduzida pelo professor da UFPE Igor de Almeida Silva e abordará o panorama de algumas das principais encenações da obra de Bertolt Brecht no Brasil.

 
Panorama de algumas das principais encenações da obra de Bertolt Brecht no Brasil, desde a primeira montagem profissional "A Alma Boa de Set-Suan", em 1958, com direção de Flaminio Bollini, produção Teatro Maria Della Costa, até montagens mais recentes como "Acordes", com direção de José Celso Martinez Correa, pelo Teatro Oficina de São Paulo, e "Diga que você está de acordo! Máquina Fatzer", com direção de Francimara Teixeira, pelo grupo cearense Teatro Máquina.
 
PALESTRANTE:
 
IGOR DE ALMEIDA SILVA Professor da graduação em Teatro (Licenciatura) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2014), com período sanduíche na Université de la Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Mestre em Letras (2007) e licenciado em Educação Artística (2003), com habilitação em Artes Cênicas, pela UFPE. É autor do livro "Réquiem à infância: um estudo sobre Um sábado em 30 e Viva o cordão encarnado", de Luiz Marinho (Recife: Bagaço, 2009); co-organizador das publicações "A língua dos três pppês: poesia, política e pedagogia, em parceria com Antonio Cadengue" (Recife: SESC Pernambuco, 2012), e "Ação cultural: arte, educação e política, em parceria com Rudimar Constâncio" (Recife: SESC Pernambuco, 2014). Colaborou no "Léxico de Pedagogia do Teatro" (Orgs. Ingrid Dormien Koudela e José Simões de Almeida Júnior. São Paulo: Perspectiva: SP Escola de Teatro, 2015) com os verbetes “Cultura Popular”, “Brincadeira” e “Brincante”.