Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

CCBA participa da Semana da Língua Alemã com filme, palestra e concerto


Partindo da ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países, as Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil – realizam entre os dias 07 e 15 de abril a terceira edição da Semana da Língua Alemã. E o CCBA, é claro, não poderia ficar de fora.

 
 

 • Filme • 

 

Sábado, 07 de abril de 2018,
18h30 às 20h30

Filme:
"Wintertochter" (Filha do inverno)

 

No sábado (07/04), partir das 18h30, acontece mais uma edição do CCBAKino, evento com o objetivo de enriquecer o estudo da língua alemã através do cinema. Nesta sessão, será exibido o filme "Wintertochter" (Filha do inverno) produção alemam/polonesa do diretor Johannes Schmid. No final da exibição, ainda teremos a presença de uma convidada especial: Nicole Thiel, que nasceu na Polônia e vive e estuda na Alemanha para participar de uma roda de conversa.  A entrada é gratuita. 

SINOPSE:

Kattaka Weise (Nina Monka) mora em Berlim com sua mãe que está grávida de outro filho, e com um homem que acredita ser seu pai. Quando ela descobre que ele não é seu pai verdadeiro, ela se vira contra a família zangada e procura apoio nos amigos. Eles são seus vizinhos Knäcke (Leon Seidel), um menino de sua idade, e Lene (Ursula Werner), uma senhora gentil e triste, que às vezes toma conta de Kattaka. Próximo ao Natal, a menina recebe uma misteriosa ligação de um homem que diz que logo revelará quem é seu pai. Essa chamada mexe com sua cabeça, e com a ajuda de Knäcke e de Lene, eles vão começar uma viagem até a Polônia para descobrir quem é o verdadeiro pai de Weise. No caminho, a busca também passa a ser pelo doloroso passado multinacional de Lene, que quer desvendar suas raízes. Quando o Natal finalmente chega, o grupo vai se deparar com um nascimento em um local inesperado, como é comum nas histórias natalinas.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-192692/

 

Trailer

 

 

 

 • Palestra / Literatura • 

 

Quarta feira, 11 de abril de 2018,
19h30 às 21h30

Palestra:
Brecht no Brasil: panorama de sua recepção

 

Na quarta-feira (11/04), o CCBA sedia uma palestra sobre a obra do dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht, um dos mais destacados autores do mundo. A palestara será conduzida pelo professor da UFPE Igor de Almeida Silva e abordará o panorama de algumas das principais encenações da obra de Bertolt Brecht no Brasil.

RESUMO:

Panorama de algumas das principais encenações da obra de Bertolt Brecht no Brasil, desde a primeira montagem profissional "A Alma Boa de Set-Suan", em 1958, com direção de Flaminio Bollini, produção Teatro Maria Della Costa, até montagens mais recentes como "Acordes", com direção de José Celso Martinez Correa, pelo Teatro Oficina de São Paulo, e "Diga que você está de acordo! Máquina Fatzer", com direção de Francimara Teixeira, pelo grupo cearense Teatro Máquina.

PALESTRANTE:

IGOR DE ALMEIDA SILVA Professor da graduação em Teatro (Licenciatura) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2014), com período sanduíche na Université de la Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Mestre em Letras (2007) e licenciado em Educação Artística (2003), com habilitação em Artes Cênicas, pela UFPE. É autor do livro "Réquiem à infância: um estudo sobre Um sábado em 30 e Viva o cordão encarnado", de Luiz Marinho (Recife: Bagaço, 2009); co-organizador das publicações "A língua dos três pppês: poesia, política e pedagogia, em parceria com Antonio Cadengue" (Recife: SESC Pernambuco, 2012), e "Ação cultural: arte, educação e política, em parceria com Rudimar Constâncio" (Recife: SESC Pernambuco, 2014). Colaborou no "Léxico de Pedagogia do Teatro" (Orgs. Ingrid Dormien Koudela e José Simões de Almeida Júnior. São Paulo: Perspectiva: SP Escola de Teatro, 2015) com os verbetes “Cultura Popular”, “Brincadeira” e “Brincante”. 

 

 • Música • 

 

Domingo, 15 de abril de 2018,
17h

Concerto:
"Canções Alemãs do Classicismo ao Romantismo"

Local: 

Academia Pernambucana de Letras - APL
Av. Rui Barbosa, 1596 - Graças, Recife - PE

 

E finalizando as comemorações, no domingo (15/04), na Academia Pernambucana de Letras, haverá um concerto de Música Clássica com os músicos Jefferson Bento e Jetro Rodrigues, a partir das 17h. A performance faz parte da série de apresentações "Música na APL", na qual a Academia Pernambucana de Letras sedia apresentações musicais, sempre aos domingos. Após a apresentação ainda haverá uma recepção oferecida pelo Consulado Geral da Alemanha.

 

Não perca esta oportunidade de se enriquecer com a cultura alemã!

 


Confira os eventos realizados pelo
Consulado Geral da Alemanha em Recife

 

07/04 a 15/04
Local: Diversos pontos do Recife
“Partilha de Livros”

O Consulado Geral da Alemanha em Recife distribuíra livros de autores da língua alemã em diversos pontos de Recife. Acompanhe o Facebook @ConsuladoAlemaoRecife e fique sabendo mais.

- “Café Lumiere” na Rua da União, 563 – Boa Vista
- “Kaffe Torrefação e Treinamento” na Avenida Conselheiro Aguiar, 2178 – Boa Viagem
- “Castigliani Cafés Especiais” na Estrada do Encanamento, 323 – Casa Amarela
- Biblioteca Estadual de Pernambuco - BPE.

 

07/04 a 15/04
Local: Biblioteca Estadual de Pernambuco - BPE
Exposição: “Grandes Autores da Língua Alemã”

// Iconografia // Audiolivros

 

10/04 (terça-feira), 10h
Local: Uninassau
“Estudar e Pesquisar na Alemanha”

Evento será realizado pelo Consulado Geral da Alemanha na Uninassau. Horário às 10h. Inscrição prévia necessária.

 

12/04 ao 13/04 (quinta e sexta-feira), 19h
Local: Cinema da Fundação Joaquim Nabuco no Derby
Filmes na Língua Alemã

Em ação conjunta com o Consulado Honorário da Áustria o Consulado Geral da Alemanha organizou duas sessões de filmes em língua alemã.
- No dia 12/04 o filmes "Quem morre antes é mais morto" às 19h.
- No Dia 13/04 o filme “Egon Schiele” às 19h.

 

13/04 (quinta-feira), 19h
Local: Clube Alemão
3. Stammtisch 2018 do Consulado Geral da Alemanha

O evento realizado desde 2016 é uma oportunidade para os falantes da língua alemã praticarem suas habilidade, além de aproximar a comunidade ao Consulado. Entrada gratuita.

 

20/04 (sexta-feira), 18h
Local: Biblioteca Estadual de Pernambuco - BPE
Vernissage da exposição “Escolas PASCH 10 anos – Parcerias para o futuro”  

 

Eventos em todo Brasil

Confira também toda a programação da Semana da Língua Alemã em outras cidades no Brasil, acesse:

http://semanadalinguaalema.com.br