Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Música: Oficina no CCBA com Ute Wassermann, artista de voz, compositora e improvisadora


No dia 28/11, das 19h às 21h, o CCBA oferece a oficina “Laboratório Vocal”, com a artista de voz Ute Wassermann. O projeto faz parte da série de arte sonora e música contemporânea “Rumor”, que conta com apoio do Funcultura.

Os participantes da oficina terão a oportunidade de experimentar sua voz como um instrumento de som versátil e extremo, baseado em exercícios de respiração, ressonância e articulação. Eles desenvolverão seu próprio inventário de expressões vocais incomuns e experimentais que serão usadas conjuntamente em performance. Serão explorados caracteres de voz individuais usando vários conceitos de improvisação no espaço. Além disso, os participantes analisarão vários métodos de como desenvolver e apresentar peças vocais de solo para coro.

         • Aquecimentos para voz usando ressonância e exercícios de respiração

         • Descoberta e desenvolvimento de traços de voz individuais

         • Desenvolvimento de peças sonoras e diálogo com conceitos de improvisação livre

         • Performances de solo e coral

         • A oficina está aberta a cantores, músicos, atores e a todos aqueles que têm um interesse especial em "voz" e práticas vocais.

Artista de voz, compositora e improvisadora, Ute Wassermann é conhecida por sua linguagem sonora vocal multifacetada e extrema, em diálogo com a música experimental/contemporânea de diversas maneiras. Estudou artes visuais (instalação sonora, performance) na Academia de Belas Artes de Hamburgo e, posteriormente, artes visuais, música e canto na Universidade da Califórnia, em San Diego. O canto de Ute parece estar desconectado da voz, criando um mundo sonoro de pássaros, máquinas e eletrônicos. Ela mascara sua voz usando assobios de pássaros, objetos, ressonadores etc. Participou e inumeras apresentações como solista vocal em festivais, galerias e clubes em toda a Europa, Àsia, Austrália, México. Estreou numerosas obras de compositores especialmente escritas para sua voz. Apresentou-se com bandas e músicos como Birgit Ulher, Phil Minton, Thomas Lehn, Martin Blume, John Russel, Raed Yassin, Michael Vorfeld, Les Femmes Savantes, Lotte Anker, Andrea Parkins. Recebeu vários subsídios como residência na Fundação Civitella Ranieri em 2015 e Stipend for New Music e Soundart Berlin em 2017.

Interessados podem efetuar a sua inscrição pelo formulário abaixo. As vagas são limitadas, portanto solicitamos que só se inscrevam na lista se realmente houver interesse em participar. A entrada é gratuita. Mais informações: rumorexp@gmail.com