Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Filme sobre cinema na Alemanha será exibido no X Janela Internacional de Cinema do Recife


66 Cinemas. Uma jornada pelos cinemas da Alemanha Um documentário de Philip Hartmann. Alemanha 2016, 98 min., HD

 
Philipp Hartmann fez um filme, o exibiu pelos cinemas da Alemanha e, a partir disso, gravou outro filme sobre também: uma visão geral de uma mistura eclética de cinemas, todos administrados por cinéfilos. E amor compartilhado implica em sofrimento compartilhado: todos os cinemas estão ameaçados de extinção. 
 
Pode alguma coisa ser ao mesmo tempo seu hobby e seu trabalho, amar muito algo e ao mesmo tempo trabalhar com isso? Essas são as perguntas que donos de cinema fazem a si mesmos neste documentário. Em 66 Cinemas, passando por máquinas de pipoca e salas de projeção até chegar às telas, funcionários entusiastas de várias salas de cinema respondem a essas perguntas retóricas afirmativamente. 
 
Mas há um ponto negativo: a arrecadação através da venda de comidas e bebidas é crucial para manter as contas no azul. Alguém deveria deixar de filmar em 35 mm e passar para o digital? Os cinemas deveriam reservar algumas salas para blockbuster hollywoodianos? E, ainda assim, isso tudo pode não ser suficiente. A experiência de ir ao cinema será a mesma daqui a uma década? Ou sua estrutura deve ser fundamentalmente redefinida? Tudo é um enigma, mas a esperança dos pequenos empreendedores prevalece. 
 
 
Este documentário poderia ter simplesmente contado a jornada narcisista de um diretor que exibe seu mais recente filme em 66 salas de cinema alemãs; entretanto, acaba resultando em um relato marcante e afetuoso sobre uma prática em risco de extinção (ou em estado de mutação). Não é à toa que 66 Cinemas começa em uma casa antiga transformada em cinema e termina com o depoimento de um curador de arte sobre a relação entre cinema e instalações artísticas - enquanto o cinema capturou o tempo, o tempo também capturou o cinema e transformou a sua natureza. Em cada cinema e em cada cidade visitada por Hartmann são colhidas evidências disso. 
Em meio ao advento de uma revolução digital, Hartmann testemunha os últimos traços de uma era sem profetizar o apocalipse - afinal, ele filma em HD - mas também de levanta questões sobre o futuro do cinema como uma experiência sensorial coletiva.
 
66 Cinemas faz parte da programação da décima da edição do Janela Internacional de Cinema do Recife, sendo exibido do próximo sábado (11), às 11h da manhã, no cinema São Luiz. E o CCBA, como parceiro do festival, sorteia, para alunos e ex-alunos, 10 convites para diferentes filmes que compõe a grade, incluindo 66 Cinemas. Você pode concorrer aos ingressos se inscrevendo neste formulário