Au Pair – Uma oportunidade de viver, aprender e trabalhar na Alemanha | CCBA

Notícias :: Intercâmbio

Home > Notícias > Intercâmbio

Au Pair – Uma oportunidade de viver, aprender e trabalhar na Alemanha


Au-Pair é uma forma de intercâmbio cultural em que jovens estrangeiros são recebidos por uma família de determinado país para aprender a língua e conhecer a cultura daquele local, enquanto oferecem em troca cuidados para as crianças do lar e ajuda em algumas atividades domésticas, sendo considerados integrantes da família. Os trabalhos abrangem no máximo 30 horas semanais.

 
No caso da Alemanha, quem quiser se tonar um Au-Pair deve ter entre 18 e 26 anos e falar o básico de alemão (nível A1). O jovem é hospedado pela família por um período de 6 a 12 meses e, além da moradia, ganha uma ajuda financeira para custear um curso de idioma. Fora isso, também tem direito a uma mesada, pelo menos um dia de folga e dois dias úteis de férias todo mês, mas deve custear visto e passagens.

Além de ser uma alternativa aos programas de intercâmbio comerciais, essa oportunidade é ideal para quem quer conhecer o país e estudar alemão com a garantia de um trabalho remunerado, aprendendo também os costumes do lugar com a vivência cotidiana. É aí que entra a vantagem do Au-Pair: você pode viajar e aprender a língua recebendo uma remuneração durante o período do intercâmbio, tornando-o muito mais em conta.
 

A importância do idioma

 

O intercambista estará em contato direto com o alemão tanto para dialogar com as crianças e entender suas necessidades, como também em situações cotidianas: atender ligações e anotar recados, falar com vendedores, pedir informações na rua e muito mais. Para realizar responsabilidades e demandas, além de conhecer seus direitos, o domínio consistente do idioma é fundamental.  
 
Para Christoph Ostendorf, diretor do CCBA, o nível exigido pela Embaixada ainda é baixo para atender às necessidades citadas acima. “O CCBA recomenda que o jovem vá além do nível A1 e busque estudar até o A2, para se sentir mais seguro na comunicação”, afirma.
 
Para alcançar o nível A1 é necessário cursar dois estágios (A1.1 e A1.2) que correspondem a 90 horas aula. Com mais dois estágios (A2.1 e A2.2) atinge-se o nível A2, que corresponde a 180 horas aula.
 
O CCBA oferece os cursos regulares e intensivos de alemão para iniciantes e todos os níveis com testes de nivelamento e certificados oficiais. É uma instituição credenciada pelo Governo Alemão e atua há 25 anos no Recife.
 
Contato: Christoph Ostendorf (christoph@ccba.org.br).
 

Certificado oficial Start Deutsch 1

 

Para provar o conhecimento da língua alemã no Consulado, é recomendado apresentar o certificado Start Deutsch 1 do Goethe-Institut. A prova é regularmente oferecida no CCBA.  
 
Vale lembrar que o Start Deutsch 1 não possui limite de validade. Você pode conferir as datas e preços dos certificados no CCBA clicando aqui ou através do telefone (81) 3421-2173.
 
Informações legais sobre visto e passaporte no site da Embaixada Alemã no Brasil
 
     > Informações gerais
 
     > Sobre Au-Pair
 

Agências de Au-Pair certificadas pelo Ministério de Trabalho da Alemanha

 

Para a sua experiência ser ainda melhor e mais segura, o CCBA listou organizações que certificam agências de au pair, que por sua vez cuidam dos trâmites legais da viagem. É possível conferir abaixo quais são essas organizações e também uma lista de agências com cada tipo de certificado oferecido por essas organizações, possibilitando uma boa escolha aos interessados:
 
     > Au-pair Society e. V
     > Gütegemeinschaft Au pair e. V
     > Verein für Internationale Jugendarbeit e. V     
     > IN VIA
     > International Au Pair Association - IAPA
     > European Committee for Au Pair Standards (ECAPS)
 
     > Página de busca que mostra Agências de Au-Pair com os respectivos certificados