Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Documentário sobre Guimarães Rosa na Alemanha Nazista será exibido no Recife


Nesta segunda-feira (24), o documentário “Outro Sertão” será exibido no Cinema São Luiz com debate; filme trata dos anos do escritor mineiro na Alemanha nazista.

(Com informações da assessoria de imprensa da Abraccine)

Em sua segunda edição, a Sessão Abraccine promove a circulação e o debate do documentário “Outro Sertão”, de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela. Resultado de mais de dez anos de pesquisa sobre o turbulento período em que Guimarães Rosa viveu na Alemanha, o filme, premiado no Festival de Brasília e Mostra de São Paulo, será visto nas próximas semanas em dez cidades brasileiras: Belém (PA), João Pessoa (PB), Recife e Afogados da Ingazeira (PE), Maceió (AL), Salvador (BA), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Porto Alegre e Pelotas (RS).

Em Recife, o evento acontece nesta segunda-feira (24), às 19h, no cinema São Luiz. Os ingressos serão vendidos na bilheteria pelo valor promocional de R$5,00 para todos. Após a exibição, haverá um debate mediado pelo crítico Luiz Joaquim com o professor Cláudio Bezerra e a escritora Renata Pimentel, oferecendo ao público a oportunidade de aprofundar questões sobre a produção e o cinema.

Sobre o filme: Dividido em capítulos, “Outro Sertão” rastreia os quatro anos vividos por Guimarães Rosa em Hamburgo. Imagens, em grande parte feitas por amadores alheios à estética oficial da propaganda nazista, esboçam o cenário no qual Guimarães Rosa viveu desde sua chegada na Alemanha, em 1938, até sua partida em 1942. Trechos de cartas, contos e anotações em off revelam suas impressões pessoais. Documentos inéditos (alemães e brasileiros) e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência do diplomata na Alemanha nazista.

O filme registra a relação de Guimarães Rosa com a cultura alemã desde sua infância, bem como sua atuação como diplomata em um momento crítico da história mundial. Além de revelar um conteúdo histórico desconhecido e de grande relevância, o documentário traz uma entrevista inédita, realizada com João Guimarães Rosa na década de 1960 na Alemanha, na qual ele próprio fala de sua obra e de sua atuação como escritor e diplomata. Até então, não se tinha conhecimento de praticamente nenhuma imagem em movimento do escritor.

Sobre a AbraccineCriada em 2011, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema é a primeira entidade nacional a reunir críticos de todas as regiões do país: são mais de 100 associados de 16 estados. A entidade organiza júris em diversos festivais de cinema, concede prêmios, organiza livros, promove cursos e seminários, e trabalha pela inserção da crítica nos mecanismos de discussão das políticas pelo cinema brasileiro.

SERVIÇO

Exibição de “Outro Sertão” no Recife + Debate com o professor Cláudio Bezerra e a escritora Renata Pimentel
 

Data: 24/04, segunda-feira

Hora: 19h

Local: Cinema São Luiz (R. da Aurora, 175 - Boa Vista, Recife - PE)

Ingressos promocionais por R$5,00 para todos