Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Quadrinhos colocam em discussão questões urbanas do Recife


Participantes do workshop Quadrinhos Colaborativos apresentam no Kulturforum os HQs produzidos durante oficina. As histórias contam parte da realidade enfrentada no Recife nos dias de hoje.

Quadrinhos colaborativos produzidos no workshopHQs pendurados em cordão de barbante, como cordel. Foi assim que o convidados do primeiro Kulturforum CCBA de 2014, realizado no dia 27 de janeiro, foram recebidos. Os convidados presentes conheceram de perto os trabalhos produzidos pelos participantes do workshop Quadrinhos Colaborativos, ministrado pela artista plástica contemporânea Nicole Henning (Suiça). No encontro mensal foi conversado sobre o workshop e os processos de construção colaborativa das imagens e histórias, fazendo uma leitura urbana crítica dos problemas factuais locais e como utilizar o HQ para debater estas questões.

<< VEJA AQUI FOTOS DO KULTURFORUM >>

 

Não é de hoje que mídias alternativas são utilizadas para denunciar e discutir os problemas vivênciados na sociedade. Utilizando da tecnologia e da ideia de reunir pessoas para debater e construir uma narrativa, é que a artista plástica suiça Nicole Henning desenvolveu o projeto Ambulância da Realidade, em Zurique. Através de uma software gratuito online chamado "Caixa de Ferramentas", qualquer pessoa pode construir uma História em Quadrinho (HQ) com o intuito de relatar um fato ou acontecimento como forma de protesto. Segundo a autora do projeto, foi uma forma alternativa e barata das pessoas em seu pais de manisfestarem suas insatisfações, não tendo a necessidade de gastar com impressões e organizando grandes eventos.

Em temporada no Recife, Nicole participou no mês de janeiro de workshop de Quadrinhos Colaborativos,  expandindo e compartilhando sua ideia. Sob sua orientação, os participantes da oficina puderam desenvolver histórias contextualizadas com os problemas locais da região metropolitana. "A ferramenta tem imagens que foram criadas na Suiça, mas ela pode ser alimentada com novas imagens de acordo com situações de cada país". Pensando nisso, Nicole juntamente com Leonardo Lima, desenvolvedor de sistemas e aplicativos do CESAR,  organizou um encontro batizado "Draw for beer" (Desenho por cerveja). O objetivo era reunir interresados em criar ilustrações inspiradas no cenário urbano do Recife, objetos do nosso dia-a-dia e personagens.

Leonardo Lima  Nicole Henning

Com a caixa de ferramentas atualizada, em janeiro foi realizado  o workshop "Quadrinhos Colaborativos". Durantes os dois finais de semana no espaço Fonte, no centro do Recife, pessoas das mais diversas áreas de atuação, participaram da oficina discutindo ideias e colocando mão na massa  para fazer as HQs. O encontro contou com a participação do ilustrador Issac Galvão, que falou sobre sobre storybord. No segundo momento foi conversado sobre roteiro das histórias em quadrinhos. O resultado foram sete livretos, que lembram o cordel. Breves hitórias que relatam problemas como corrupção, lixo, moradores de rua, ocupação e construção imobiliária e interesse popular pela política. Os trabalhos foram apresentados e discutidos no primeiro kulturforum do CCBA em 2014. "Encontros assim são importantes para as pessoas sairem de trás da tela computador, das conversar em facebook, e de fato se reunirem em um espaço para se relacionar e discutir problemas que estão acontecendo ao nosso redor", afirmou Leonardo.

Os interessados em conhecer de perto o trabalho podem consultar na biblioteca do CCBA as sete HQs produzidas ou ainda acessar a página do projeto Ambulância da Realidade (Realitätzambulanz) para conhecer os quadrinhos produzidos na Suiça. No site, o internauta pode aproveitar e usar a ferramenta online CAIXA DE CONSTRUÇÕES (Baukasten) e construir sua própria história em quadrinhos. LINKS ABAIXO.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

- Ferramenta online CAIXA DE CONSTRUÇÕES (Baukasten)

http://realitaetsambulanz.ch/flash-o-lette-port/

- Site Ambulância da Realidade (Realitätzambulanz)

http://realitaetsambulanz.ch/

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Kulturforum - Quadrinhos colaborativos # Leituras urbanas (JAN/2014)

Workshop Quadrinhos Colaborativos em Janeiro! (JAN/2014)

KULTURFORUM: Quadrinhos colaborativos e contemporaneidade (DEZ/2013)